A internet trouxe-nos outros elos, outras redes de comunidades personalizadas, de que são exemplo os chatrooms , os blogs e a facilidade de conversar gratuitamente com alguém, através do Skype, do Voipbuster ou de outro qualquer servidor. Mas, mais ainda, os utilizadores são qualificados na net e "guiados" para fóruns ou chatrooms consagrados aos seus interesses ou preocupações pessoais. Trata-se de uma "comunidade personalizada", a que podemos acrescentar outros exemplos. Hoje, há uma verdadeira "personalização" na net: através da história da navegação de cada um, há publicidade e serviços personalizados. Uma pesquisa num motor de busca pode despoletar informações não solicitadas e "guiar" o internauta para produtos adicionais relacionados com os seus interesses. Mesmo a publicidade incluída nas páginas de busca vive desses interesses manifestados na pesquisa.
Outro exemplo interessante de comunidades personalizadas pode ser registado a partir dos blogs e das comunidades blogueiras. Normalmente, o grupo de "leitores" de um blog funciona como uma rede de relações: lêem-se uns aos outros, citam-se mutuamente, inserem links de outros blogs e, mais ainda, deixam os seus comentários aos "posts" publicados. Cria-se, assim, uma "comunidade personalizada", organizada em redes de relações muito diversificadas, conforme os interesses de cada um.
Sem comentários:
Enviar um comentário