Após a apresentação da proposta por parte da professora, de desenvolver o tema ambientes virtuais, o grupo decidiu debruçar-se sobre o Second life. O trabalho constou na colocação do nome do programa no motor de busca Google, surgindo cerca de 239.000.000 resultados.
O Second life é um ambiente virtual e tridimensional que simula em alguns aspectos a vida real e social do ser humano. Pode ser um jogo, um mero simulador, um comércio virtual ou uma rede social.
O nome "Second life" significa em inglês "segunda vida", que pode ser decifrado como uma "vida paralela", uma segunda vida além da vida "principal", "real". Dentro do próprio jogo, o jargão utilizado para se referir à "primeira vida", ou seja, à vida real do usuário, é "RL" ou "Real Life" que se traduz literalmente por "vida real".
O número de usuários conectados ao programa estão nos 60 000.
A aplicação em 3D cria uma meta universo para comunidades virtuais. Simula perfeitamente um ambiente tridimensional e utiliza animação em 3D e avatares. Graças ao realismo da animação, os avatares podem sentir, ver ou experimentar uma interacção real.
Com uma rede social complexa, o Second Life também sofreu críticas da imprensa e opinião pública por não conseguir controlar crimes virtuais como racismo e crimes relacionados à pedofilia
Muitas universidades e empresas aderiram ao Second Life para educar e treinar, inclusive as Universidades de Harvard e Oxford.Em 2007 passou a ser utilizado como um meio de ensino de línguas estrangeiras. Educadores, tanto em Second Life quanto na vida real, começaram a usar o mundo virtual para ensinar. Uma lista de projetos educacionais em Second Life (incluindo algumas escolas de línguas) podem ser encontrados no site SimTeach.
Em português, existe um livro específico sobre o tema:
Carlos Valente e João Mattar. Second Life e Web 2.0 na Educação: o potencial revolucionário das novas tecnologias. São Paulo: Novatec, 2007. pp.280. ISBN 978-85-7522-147-1
Este programa é interessante e por vezes bastante útil mas também pode tornar-se perigoso devido a fantasia que proporciona aos seus utilizadores
Sem comentários:
Enviar um comentário